O Professor de Inglês do século 21

Atualmente, os alunos chegam às escolas já sendo grandes conhecedores de tecnologias, estão cientes do que está acontecendo no mundo globalizado e sabem a importância de uma língua estrangeira na sua formação.

 O mesmo aluno que conhece a importância de aprender o idioma pela possibilidade de poder “trazer o mundo para dentro de casa”, pode sentir-se perdido quanto ao ensino de uma língua, caso não consiga conectar o aprendizado com o seu dia-a-dia. Alguns professores da atualidade, na hora de planejar e organizar os conteúdos, muitas vezes optam por uma forma mais fácil de aplicar o conteúdo, o que resulta num ensino fragmentado e descontextualizado.  

O professor deve apropriar-se das novidades e agilidades de informação, deve utilizar-se da tecnologia, e da facilidade que os alunos têm, para tornar suas aulas mais contextualizadas e atuais. Deve levar a realidade dos alunos para as aulas, mostrando o quanto o idioma está inserido no cotidiano deles e tornando o aprendizado mais significativo. Assim, os alunos conseguem internalizar o assunto trabalhado de maneira eficiente. 

Nós, professores, devemos estar sempre conectados com o que está acontecendo no dia a dia dos nossos alunos e lembrar que podemos utilizar isso a favor das nossas aulas. Nossos alunos têm opiniões formadas para todo o tipo de assunto e sabem as defender com fortes argumentos, eles têm sede de informação e querem estar conectados ao mundo de uma forma mais ágil; eles sabem lidar com tecnologia e sabem o que ela pode desenvolver. 

Sendo assim, o professor de uma língua estrangeira deve buscar incorporar as novas abordagens e técnicas ao seu método de ensino, buscando tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e renovado, acompanhando as mudanças que estão ocorrendo no mundo. Devemos utilizar essa sede por informação e pelo uso de inovações na nossa sala de aula, usufruir da facilidade que os alunos de hoje têm em lidar com toda essa velocidade e eficiência proporcionada pela tecnologia, para garantir que as habilidades e os conteúdos  trabalhados em sala de aula sejam internalizados de forma significativa e permanente.