Valentine’s Day

Atualmente, a data romântica é celebrada em diversos países, como Reino Unido, Canadá, México, França, Dinamarca, Itália, Australia e, obviamente, nos EUA, onde a celebração se tornou parte do mercado de consumo em massa, graças ao empreendedorismo de uma jovem de 19 anos em meados do século 19. Mas qual sua origem? Tudo indica que esteja na Roma antiga.

O Santo

A Igreja Católica aponta a existência de pelo menos dois santos com esse nome, cujos atos teriam dado origem à data. Uma das lendas conta que Saint Valentine era um padre que vivia na Roma do século 3 depois de Cristo. Nessa época, o Imperador Claudius II criara uma rigorosa lei proibindo seus soldados de se casarem, pois acreditava que eles deveriam oferecer total dedicação à Roma. Saint Valentine, então, começou a realizar o casamento dos soldados em cerimônias cristãs secretas. Para que os soldados pudessem identificá-lo, ele usava um anel de cupido. Ele também lhes entregava corações de papel como um lembrete da devoção a Deus. Mas, quando o imperador descobriu a manobra, mandou decapitar o padre.

Outras estórias sugerem que Valentine foi preso por ajudar cristãos a fugirem das prisões romanas, onde os encarcerados sofriam maus tratos. Enquanto estava confinado, ele fez amizade com Julia, filha de Asterius, seu carcereiro. Diz a lenda, que Valentine miraculosamente curou a cegueira da jovem. A seguir, ela se converteu ao cristianismo e se apaixonaram. Antes de ser executado, em 14 de fevereiro de 270, ele lhe enviou uma carta assinada: “From your Valentine”, a clássica frase usada pelos enamorados de hoje, que significa “de seu amado” – ou sua amada. 

A data

No século 5, os feitos e a bondade dos dois mártires foram reconhecidos pelo Papa Gelásio I, que instituiu o 14 de fevereiro como um dia santo. A homenagem aos dois padres também serviu para banir a Lupercália, um festival pagão celebrado entre 13 e 15 de fevereiro.

Saint Valentine somente começou a ser associado ao amor romântico no século 14, quando o escritor inglês Geoffrey Chaucer fez esta conexão no poema Parliament of Foules, de 1382, no qual um sonho dá voz a pássaros que debatem sobre como conquistar a amada. Os versos “For this was sent on Seynt Valentyne’s day / Whan every foul cometh ther to choose his mate,” (Porque isso foi no Dia de São Valentim, quando cada pássaro vem escolher a sua companheira) estabelecem o vínculo. Mais tarde, por volta de 1385, ele compôs o poema The Complaint of Mars, que também fazia referência a Saint Valentine. Assim teve início a tradição do amor cortês, um ritual de amor e admiração, geralmente expresso em segredo.

Com o florescer desta tradição, surgiu a High Court of Love, uma corte estabelecida em 14 de fevereiro de 1400, na qual mulheres debatiam sobre contratos e traições nos relacionamentos. Os historiadores, no entanto, acreditam que as sessões eram na verdade apenas encontros para a leitura de poemas sentimentais e a prática de jogos românticos.

Em 1415, surge outra importante referência a Valentine. Enquanto estava preso na Torre de Londres, Charles, Duque de Orleans, escreveu um poema de amor a sua esposa Bonne d’Armangnac, no qual se refere a ela como sua Valentine: “Je suis desja d’amour tanné / Ma tres doulce Valentinée” (Morro de amor minha doce amada).

Como as lendas de Saint Valentine não possuíam base histórica suficiente, a Igreja Católica Romana retirou o nome de Saint Valentine do calendário litúrgico em 1969, embora Valentine ainda continuasse sendo reconhecido como santo.

Cartões

No século 17, o Valentine’s Day já se tornara parte da tradição inglesa. William Shakespeare, por exemplo, faz menção à data em Hamlet (Tomorrow is Saint Valentine’s day, All in the morning betime, And I a maid at your window, To be your Valentine) e em Sonhos de uma Noite de Verão (Saint Valentine is past: Begin these wood-birds but to couple now?). No século 18, surgiram os primeiros cartões comerciais de Valentine’s day. Pensando nos apaixonados com muito amor, porém com pouca imaginação, em 1797, uma editora britânica lançou o panfleto The Young Man’s Valentine Writer, composto por versos sentimentais.

Em 1847, Esther Howland, de apenas 19 anos, decidiu levar esta tradição inglesa ao público americano, após receber um belo cartão de Valentine’s day. Nesta época, os cartões eram importados da Europa e custavam muito caro. Ela convenceu seu pai, dono da S.A. Howland & Sons, maior loja de livros e papelaria em Massachusetts, a financiar o projeto. Assim, ela se tornou a fundadora da New England Valentine Company e ficou conhecida como “The Mother of the American Valentine”.

Em 1910, Joyce C. Hall, fundador da empresa Hall Brothers (que mais tarde se tornaria a gigante Hallmark), começou a vender postais de Valentine’s Day. Um incêndio em 1915 destruiu todo o inventário de postais. Assim, a empresa adquiriu novos equipamentos e começou a criar seus próprios cartões de Valentine’s Day. O primeiro foi lançado em 1916.

Tradições

Em alguns países, o dia 14 de fevereiro não se destina apenas aos enamorados, mas também aos amigos. Como sabemos, apaixonados ou apenas amigos, todos trocam flores, chocolates, cartões e coraçõezinhos. Algumas culturas vão além do óbvio. Na Alemanha, por exemplo, os casais trocam presentes no formato de porco, tais como estátuas e animais de pelúcia. Aparentemente, o porco simboliza amor e paixão. Um grandioso casamento em massa é promovido pelo governo nas Filipinas. Quando você viajar ao Japão, ofereça um honmei choco (chocolate do verdadeiro amor) se estiver apaixonado, ou um giri choco (chocolate obrigatório) se quiser apenas agradar um amigo ou membro da família. As italianas se levantam cedo na manhã do dia 14 para encontrar o futuro marido, que deverá ser o primeiro homem que virem. Se você precisar de um motivo a mais para beber um bom vinho, vá festejar na Bulgária, onde 14 de fevereiro é também o dia do vinicultor.

Curiosidades

Nem todas as tradições são assim tão charmosas. Na era vitoriana, os rejeitados ou despeitados enviavam “vinegar valentines”, mensagens anônimas cheias de insultos na forma de poema e ilustrações ofensivas. Essa prática, que durou cerca de 100 anos, não deixou muitos exemplares. Os museus têm vastas coleções de cartões tradicionais, mas não do tipo trollagem. Afinal, quem guardaria um cartão desses?!

Para os beijoqueiros, o destino é a Sérvia. Todos os anos no dia 14 de fevereiro, casais se reúnem na Bridge of Love em Vrnjacka Banja, uma pequena cidade no sul do país, onde participam da competição “kiss me”, na qual o beijo mais longo vence.

Mas se você simplesmente deseja estar sozinho nesta data e não se importa nem um pouco com isso, então você irá celebrar o International Quirkyalone Day. Essa versão invertida do Valentine’s Day é dedicada aos solteiros que preferem permanecer solteiros. A ideia tomou forma com a publicação de “Quirkyalone: A Manifesto for Uncompromising Romantics” em 2004, escrito por Sasha Cagen. O livro é um guia divertido e otimista sobre o modo de vida dos solteiros.

Este ano, a Índia nos apresenta uma ideia considerada controversa. The Animal Welfare Board of India sugere que as pessoas marquem a data abraçando uma vaca. Os hindus acreditam que a tradição ocidental vai contra os valores indianos, enquanto que o abraço a uma vaca pode trazer riqueza emocional e aumentar a felicidade tanto individual quanto coletiva. Alguns analistas políticos, no entanto, classificam a ideia como um exagero, já que a vaca é um animal sagrado no país, portanto não necessitando de atenção extra.

A Índia não é o único país adverso à data. Na Arábia Saudita, comemorar o Valentine’s Day foi considerado ilegal até 2016, quando o Príncipe Mohammad bin Salman mudou essa a regra. No Paquistão, a data tem sido motivo de discórdia desde 2016. Após o presidente pedir à nação que evitasse a festividade, a suprema corte decidiu banir o Valentine’s Day, em 2017. Apesar disso, os paquistaneses continuam comemorando a data. Na Malásia, a proibição se mantém desde 2005.

Quiz time!

Agora que você já leu sobre a data, teste seu conhecimento com o seguinte quiz: Valentine’s Day Quizz.

Descubra também que tipo de Valentine você é fazendo este quiz: Valentine’s Day: love it or hate it!

O que você deveria fazer no Valentine’s Day? Este teste pode ajudar: What should you do for Valentine’s Day?

Por Marta Roxo Machado

Achieve Teacher, since 2020