Vamos falar sobre Bilinguismo?

O bilinguismo pressupõe que o individuo tem competência pra comunicar-se minimamente em uma língua diferente de sua nativa. Ler, escrever, falar e ouvir são as habilidades linguísticas que esse mesmo individuo deve desenvolver ao aprender o inglês como segunda língua.

Pra tanto, há varias teorias que juntas fazem com que o aprendizado de língua inglesa se torne mais eficiente. Teoria das múltiplas inteligências é uma delas.  

Para Gardner, cada ser humano demonstra sua capacidade cognitiva diferentemente de outros. Existem fatores externos e internos que determinam a maneira pela qual a pessoa vai apreender tópicos e conteúdos aos quais será exposta no processo ensino- aprendizagem.

A cultura em que esta inserida, o ambiente a sua volta, seus sentimentos perante o mundo e pessoas ao seu redor, tudo faz a diferença para construção de tais inteligências múltiplas. São elas:

  1. Inteligência lógico-matemática: o indivíduo tem a capacidade de avaliar hipóteses e resolver operações matemáticas e analisar problemas logicamente. 
  2. Inteligência linguística: compreensão de significados complexos, expressando-se através da linguagem em todas as suas habilidades. 
  3. Inteligência musical: consegue detectar, produzir e reproduzir música, além de tocar instrumentos musicais, interpretar e compor.
  4. Inteligência espacial: capacidade de imaginação dinâmica, manipulação de imagem, imagens mentais, habilidades artísticas e gráficas, assim como raciocínio espacial.
  5. Inteligência corporal-cinestésica: capacidade de controlar os movimentos do corpo, manipular objetos e coordenar habilidades físicas, gerando um grande senso de tempo e de coordenação motora.
  6. Inteligência interpessoal: permite que a pessoa consiga se comunicar muito bem, seja verbalmente ou não, resultando na compreensão de diferentes pontos de vista.
  7. Inteligência intrapessoal: entendimento de si própria e, consequentemente, para o processo de autoconhecimento. Assim, compreendem seus próprios pensamentos e emoções.
  8. Inteligência naturalista: a habilidade de se conectar e entender os diferentes recursos da natureza.
  9. Inteligência existencial: preza pelo entendimento e interesse sobre a existência humana como um todo.

O que a escola pode fazer para ajudar os seus alunos?

Na rotina escolar, elas se apresentam em várias atividades realizadas em aula e no ambiente da escola. Enigmas de lógica, experiências, jogos de estratégia, estórias, palavras cruzadas, literatura em geral, apresentações, discussões, aulas de música, escuta de canções, Karaokê paródias, maquetes, pintura com diversos materiais, escultura, atividades com argila, dança, esportes, dança da cadeira, estátua, esconde- esconde, pega- pega, circuitos, apresentações de painel, teatro, trabalhos em grupo, duplas, trios, auto avaliação, trabalhos sobre árvores, plantas, animais, insetos, reciclagem, feiras de ciências, pesquisa sobre culturas variadas, intercâmbio, troca de informações com colegas assim como via mídia são algumas das variações que ocorrem nesse dado ambiente. 

Como a família pode estimular as crianças no ensino da língua inglesa?

No ambiente familiar, pais e mães são a autoridade. E podem se valer dessas atividades para desenvolver cada vez mais seus filhos. Leia diferentes estórias, até mesmo as de quadrinhos. Dance, pule, jogue futebol, caminhe. Exercite-se ao lado de seu pimpolho. Dê a chance dele pintar o “sete” e o que mais for de seu agrado.

Ajude-o a plantar sementes de sua fruta favorita ou de uma planta ou flor de sua preferência. Oriente-o a economizar e até transformar material reciclável. Use copinhos de iogurte para produzir personagens, fantoches e etc. Faça de sua casa uma grande exposição de arte onde o seu filho possa exibir seus trabalhos e perceber seu próprio desempenho.  Brinque. Crie fantasias, adornos e o faça viajar pelo mundo, mesmo dentro de casa em um dia de chuva.

Enfim, use a mídia, o Google e a internet para absorver todas as possíveis atividades que seu filho (a) possa realizar ao seu lado.

E lembre: tudo isso, fazendo uso de língua inglesa. Há várias opções para os pais que realmente querem ajudar no processo de ensino e aprendizagem do inglês de seus rebentos. Vale a pena todo o investimento, e a criança vai amar estar um pouco mais no reduto familiar.

Por Ana Paula Fernandes e Paolla Hidalgo
Coordenadoras Pedagógicas da Achieve Zona Sul, desde 2020