A relevância do uso de Multimeios no aprendizado dos alunos

Quando pensamos em tecnologia na educação, a primeira coisa que vem às nossas mentes são aparelhos como tablets, computadores, smartphones e robôs, certo?

E de fato essas máquinas estão cada vez mais inseridas nas salas de aula. Mas a cerca de pelo menos três séculos, com a ascensão do capitalismo e com a Revolução Industrial, vieram novas tecnologias, tais como: quadro negro e o giz, a invenção do lápis, o mimeógrafo, o retroprojetor, o rádio e a televisão.

Nesse contexto podemos dizer, que o estudante recebia a informação do professor e a atuação do aluno era meramente receptiva, pois ele não participava da produção do conhecimento.

A partir do século XX, com a chegada da internet e com a ampliação dos acessos aos dispositivos eletrônicos, a sociedade atual foi acometida por uma terceira revolução, a digital!

Com isso, as telas trouxeram para os dias de hoje uma gama de atividades como encontros, aulas, shows, palestras, lives. Hoje, não se pode pensar em aprendizado e desenvolvimento sem essas ferramentas.

 Mais do que nunca a tecnologia tornou-se indispensável para nos conectarmos uns com os outros. Encurtar distâncias e otimizar tempo e recursos, nunca foi tão importante!

Neste novo modelo de ensino-aprendizagem o professor tem o papel de mediador e mentor e os estudantes, que no passado tinham uma participação passiva em sala de aula, hoje passam a ter uma participação ativa no processo de construção do conhecimento. Nunca o professor teve de transitar tanto entre o universo digital e analógico para garantir  assim o máximo de conexão com o aluno.

O aprender foi ressignificado com o uso das ferramentas digitais, porque provou que a comunicação acontece quando há interlocução entre aluno e professor. 

Com isso, adquirir conhecimento ganhou uma velocidade extraordinária, exigindo ainda mais capacitações e domínio de saberes do professor, que anteriormente a era digital, restringia-se  a respeito  da disciplina, que ministrava.

A revolução digital transformou e transforma o modo de ensinar e aprender, de forma significativa. A Achieve Zona Sul, que já tinha como prática o blended learning, a partir do uso de lousa interativa e atividades complementares online, a partir do evento da pandemia em 2020, reinventou-se do dia para noite e apropriou-se do uso de todo tipo de tecnologia para assegurar aos seus estudantes a continuidade de um ensino de inglês de excelência.

O teachers que atuam na Achieve Zona Sul, estão capacitados para fazer uso das ferramentas digitais de forma correta e eficiente a ponto de navegarem em meio a um oceano de informações, tornando a utilização dos multimeios em sala de aula, um  poderoso instrumento para o  desenvolvimento cognitivo de crianças, jovens e adultos.

 A experiência e o comprometimento do time Achieve Zona Sul com o ensino da língua inglesa, lança mão do quê há de mais contemporâneo, pois, quando o assunto é aprender inglês, acreditamos na relevância de multimeios, que enriquecem as aulas, tornando tudo mais significativo, atual, leve e divertido para os alunos. 

Christiane de Freitas Madeira

Assistente Comercial, Achieve ZS