Os upgrades no processo de aprendizagem

As ofertas e demandas com as quais nos deparamos refletem, também, na aplicação de formas variadas no aprendizado da língua inglesa. Por isso, o ensino de um idioma voltado puramente às normais gramaticais não parece apenas obsoleto, mas também pouco atrativo e, consequentemente, com menor efetividade diante do cenário geral que nos cerca. No entanto, esta relação não é excludente, pois é durante a aprendizagem que são obtidas as ferramentas para o desenvolvimento da aquisição. Sendo assim, o fato de haver diferentes métodos baseados em teorias e experimentos distintos, desenvolvidos por estudiosos e pesquisadores renomados em diversas partes do mundo, não só fundamenta o uso de variadas formas de aprendizagem, mas também justifica sua utilização. Logo, não poderíamos fazer uso exclusivamente de uma única e inquestionável forma de ensinar, já que esta não traz uma solução mágica e isenta de falhas. Portanto, explorar o máximo possível de recursos, a fim de promover resultados mais sólidos e capazes de atingir todas as habilidades relacionadas ao processo de aprendizagem (skills:listening, reading, writing, speaking), e ainda ter a possibilidade de trabalhar aspectos sociais, culturais, dentre outros, parece significativamente mais relevante. Assim, a partir do momento em que conhecemos toda essa variação, temos a responsabilidade e a obrigação de compartilhá-la, jamais limitá-la. Portanto, a aplicação de tais recursos, além de ampliar, oportuniza maior riqueza e relevância ao processo de aprendizagem e, consequentemente, mais efetividade, tanto aos aprendizes, como aos docentes. 

Aquisição e aprendizagem da língua 

Conforme a concepção teórica de Krashen, há grande diferença entre aquisição e aprendizagem da língua, embora muitos não as conheçam, acabando por lidar e conceituar ambas da mesma forma.

 A hipótese da aquisição vai ao encontro do vasto universo que envolve o trajeto de aprendizado efetivo de um idioma. Através da interação, leitura, escuta, um processo de aprendizagem subconsciente é realizado. O idioma alvo surge e desenvolve-se naturalmente através destes recursos de INPUT, armazenando informações e formando vínculos e estratégias de compreensão e entendimento de mensagens, levando o aprendiz à fluência e à correção. Correção esta que se dá devido à intermediação de um professor apto a corrigir erros gramaticais e de pronúncia, oportunizando assim a integração da gramática formal ao processo de aquisição. Tal gramática está diretamente relacionada ao que Krashen chama de aprendizagem, ou seja, a forma sistemática e formal do ensino de um idioma, um processo consciente, cujas regras e aspectos estruturais estão presentes, e que apresentam vasta importância, pois é onde a proficiência da língua é colocada em evidência. 

Por isso, a relevância da integração de métodos é fundamental para o pleno aproveitamento no desenvolvimento dos aprendizes. Esta forma diversificada utilizada para apresentar conteúdos e trabalhá-los nos dias atuais potencializa e amplia, mais expressivamente, os complexos processos de aquisição e aprendizagem de uma língua. 

Todavia, ainda há exceções, pois sempre encontraremos grupos mais conservadores, que permanecem explorando apenas uma fonte, mesmo que as demais estejam disponíveis e sejam eficientes. 

Deste modo, desprender-se das amarras de certos padrões tradicionais, cujas práticas limitam as habilidades de comunicação, já que se concentram apenas em algumas das skills que devem ser apreendidas, podem acabar por mitigar o aprendizado, ao invés de oportunizar uma série de novas e felizes experiências na aquisição. 

Instrumentalização de métodos

A escolha de determinado tipo de recurso a ser utilizado, seja ele material ou virtual, deve ir ao encontro daquilo que o docente planeja atingir numa determinada aula, para tratar de determinado assunto, com um dado grupo de alunos. Esta escolha pode variar sensivelmente, por conta da faixa etária, social, econômica, trazendo ou não relevância àquilo que lhes é apresentado, o que é de considerável importância, visto que o objetivo em questão é o aprender/ensinar de uma língua. Deste modo, a utilização de material permeado por autenticidade, oferecerá maiores possibilidades de êxito neste propósito, pois será infinitamente mais compreensível e acessível do que algo que nada tem a ver com a realidade daquele que aprende. 

Assim, por meio de material variado e criteriosamente selecionado, tais como: vídeos, músicas, jogos (preferencialmente, online/virtuais), interação dos alunos, atividades que instiguem o pensamento crítico, produção textual direcionada e orientada, é possível consolidar este processo subsconscientemente, por isso, de forma natural. Oferecer ao aluno o que ele precisa, com mais leveza e mais próximo de seu cotidiano, acaba por trazer benefícios e avanços no caminho do saber de fato.

Logo, a aplicação de novos métodos e abordagens de ensino vêm a favorecer o encontro de maior fluidez no processo de aprendizagem, o que torna professores mais satisfeitos e alunos melhores preparados para o mundo real.

O papel da Achieve

Com o intuito de entregar o que há de mais atual e eficaz no ensino da Língua Inglesa, a Achieve mantém seu corpo docente permanentemente atualizado. Nossos teachers, junto à coordenação e  à diretoria, passam por diversos tipos de treinamentos e aprimoramento anualmente, com o intuito de sempre poder oferecer o melhor e o mais apropriado para os nossos alunos. Muito embora, nosso trabalho seja coletivo, jamais esquecemos de personalizar nossas aulas, turmas, e método, mantendo sempre em mente que cada aluno é único, e por isso merece receber aquilo que lhe cabe. Isso se reflete na cuidadosa elaboração das aulas, que também é instrumento de aplicação da referida forma de aprendizado, cuja estrutura proporciona dinamismo e maiores possibilidades de sucesso dentre um número maior de alunos, uma vez que atua holisticamente. 

Nossa constante busca em atender ao máximo às necessidades e o pleno desenvolvimento de nossos alunos é um grande motivador ao nosso aprimoramento  e crescimento profissional, visando, permanentemente, à excelência de nossos serviços.

Por Viviane Madeira da Silva, professora Achieve Zona Sul desde março de 2017