Aprender Inglês na adolescência

Você está com 15, 16 anos e ainda não fala inglês fluente? Não se preocupe! 

Nunca é tarde para começar, nunca mesmo. Mas o período da adolescência ainda traz muitas vantagens para o desenvolvimento do inglês. 

Falamos em desenvolvimento, pois todo adolescente já foi exposto ao idioma e tem algum vocabulário adquirido, mesmo que não tenha consciência disso. Hoje em dia, o inglês nos cerca e acompanha diariamente. Assim, é muito fácil para um teenager, inserido no mundo dos games, desenvolver as habilidades de fala e escrita, juntamente com a ampliação do vocabulário. Porque certamente ele escuta e lê muito em inglês. Talvez, faça uso de palavras que nem mesmo tenha percebido serem em inglês.

Vantagens de estudar e falar inglês na adolescência

Maior Familiaridade: a língua inglesa faz parte do cotidiano dos adolescentes, tendo eles maior familiaridade com vocabulário e verbos, facilitando assim o processo de aprendizagem. As séries e músicas em streams como NetFlix, Amazon Prime e Spotyfi, por exemplo, são um meio ideal para expansão e consolidação do que é aprendido e trabalhado numa sala de aula de idioma. E essa exposição extra acaba sendo tão natural que nem parece estudo extra. Você já havia pensado nisso?

Tempo: normalmente os adolescentes não trabalham e, portanto, têm mais tempo e energia para focar nos estudos.

Auxilia desenvolvimento pessoal: proporciona por si só o aumento das chances de conhecer novas culturas, ampliando o networking.

Estudar em uma escola de inglês séria e bem estruturada é também uma maneira de desenvolver uma visão positiva e clara sobre costumes, hábitos e modo de vida de outras culturas.

A experiência de vivenciada por um jovem em um intercâmbio ou em seus estudos, no que diz respeito a sua carreira profissional, faz com que ele compreenda melhor adversidades e diferenças existentes no mundo. 

Principais benefícios

Genuinamente, o aprendizado de um segundo idioma influencia positivamente no desenvolvimento cognitivo e escolar do indivíduo. 

O domínio da língua inglesa, já na adolescência favorece ao jovem a participação em intercâmbios, fora do país, tornando possível a concorrência direta por bolsas de estudo e processos de seleção nas melhores universidades do exterior.

Conhecer de perto outras culturas contribui para a formação do adolescente como cidadão de sua nação, mas também como cidadão do mundo.

Empresas têm o cuidado de buscar pessoas que estejam aptas a se comunicar e se adaptar em qualquer lugar do mundo, e que sejam fluentes em inglês,  para compor seu quadro de colaboradores.

Não espere mais para começar. Venha ser bilíngue e descubra tudo de bom que o inglês tem para te oferecer! 

Fontes: mytargetidiomas.com.br; materiais.teddybear.com.br (31/01/2019)