Thanksgiving Day
DEFINIÇÃO
Thanksgiving day é um feriado tão importante quanto o Natal para norte americanos e canadenses, e é celebrado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro, nos E.U.A.
Trata-se de um dia de agradecimento em que as famílias se reúnem e recordam as coisas boas que aconteceram ao longo do ano, com gratidão e união.
O dia também é conhecido como Turkey Day.
HISTÓRIA E ORIGEM
No século XVl em Massachusetts, região chamada Nova Inglaterra, os habitantes da vila realizaram uma festa para comemorar a colheita dos alimentos daquele ano, pois haviam passado por invernos rigorosos.
A partir de 1621, os peregrinos fundadores da vila começaram a repetir o agradecimento pela fartura das colheitas agrícolas.
Em 1863 o presidente Abraham Lincoln elegeu o Thanksgiving Day como um dia festivo, mas foi apenas em 1941, que passou a ser um feriado nacional nos Estados Unidos da America.
Ficou estabelecido então, que na quarta quinta-feira do mês de novembro, seria a data comemorada nos Estados Unidos No Canadá o dia de Ação de Graças é comemorado na segunda segunda-feira do mês de outubro, em decorrência da época das colheitas.
Desde então a festa tornou-se tradicional nos Estados Unidos e no Canadá.
PAÍSES QUE CELEBRAM O TANKSGIVING
- Granada (Caribe)
- Libéria (África)
- Ilha Norfolk (Austrália)
- Holanda (Europa)
- Estados Unidos
PRATOS TÍPICOS
O prato principal é o peru, que pode ser servido frito, assado ou grelhado.
Os anfitriões costumam servir a refeição do Thanksgiving, na parte da tarde, a partir das 16 horas (4pm).
Amigos e parentes vão chegando e trazendo algum prato ou bebida, outros reúnem-se na casa de algum amigo ou familiar para auxiliar nos preparos.
Tal celebração imprime um sentido muito especial, o de “Ser Grato” por tudo de bom, que aconteceu no decorrer do ano e por isso também faz sentido comemorar a data com as pessoas mais importantes como amigos, comunidade e família.
O peru ganha diversos acompanhamentos para essa grande ceia e todos que vem à casa do anfitrião, trazem suas especialidades.
ACOMPANHAMENTOS PARA CEIA:
- Mashed potatoes: purê de batatas
- Stuffing: Recheio do peru, que pode ser farofa de pão com temperos, umedecida com caldo de legumes. A farofa de pão pode ser de trigo ou de milho.
- Gravy: é um molho utilizado para regar o peru, feito da gordura que cai enquanto é assado.
- Green beans: é a tradicional vagem macarrão, geralmente servida cozida com lâminas de amêndoas.
- Legumes da safra são genuinamente muito apreciados e a couve de bruxelas, brócolis, cenouras, espinafre e milho são muito bem vindos.
SOBREMESAS
Claro que, após uma ceia dessas, não poderiam faltar deliciosas sobremesas, muito típicas e tradicionais para esse dia tão especial!
Seguem algumas sugestões para coroar a noite com tudo que há de mais gostoso para o Thanksgiving:
- Pumpkin pie: torta de abóbora, a rainha das sobremesas.
- Apple pie: torta de maçã
- Pecan pie: torta de nozes pecãs
- Cherry pie: torta de cereja
- Biscuits: são pães, que lembram brioches, para acompanhar.
APRENDA A FAZER UMA PUMPKIM PIE
INGREDIENTS
Massa da torta/ PASTRY
- 110 g de manteiga sem sal (BUTTER)
- 160 g de farinha de trigo (WHITE FLOUR)
- 50 g de açúcar branco (WHITE SUGGAR)
- 1 g de sal (SALT)
- 36 g de água filtrada em temperatura ambiente (TAP WATER)
Recheio da torta/ STUFFING
- 450 g de abóbora (CABOTIA PUMPKIM)
- 12ml (1 TB SPOON) de óleo vegetal neutro (COOKING OIL)
- 110 g de açúcar mascavo (brown suggar)
- 175 g/ 200ml de creme de leite/nata (sour cream)
- 2 ovos (eggs)
- 5ml de extrato ou aroma de baunilha (vanilla syrup
- 2 g (1 tea spoon) de canela em pó (cinamon)
- 2 g (1 tea spoon) de gengibre em pó (ginger)
- 1 g (1/2 tea spoon) de noz-moscada moída na hora
- 1 g (1/2 tea spoon) sal (salt)
INSTRUCTIONS
Massa da torta/ PASTRY
- Prepare a manteiga: Retire a manteiga da geladeira e corte a em cubos
- Prepare uma fontaine: Numa tigela ou numa superfície plana de trabalho, coloque a farinha disposta em formato de coroa, no meio da qual há um buraco. Neste buraco são colocados a manteiga e os ingredientes secos: farinha, açúcar e sal. Por fim, adicione a água fria.
Prepare a massa: Trabalhe a massa pelo método sabler. Esfregue a massa entre as mãos e misture os ingredientes com a ponta do dedos até obter uma consistência arenosa. Os dedos formam uma espécie de pinça que corta a manteiga.
Modele a massa: Coloque a massa sobre uma superfície limpa e plana, trabalhe a massa pelo método fraiser ou fraser, ou seja, esmague com a palma da mão até obter uma mistura homogênea. Em seguida, forme uma bola, achate-a e a embrulhe em filme alimentar. Leve para o refrigerador por 30 minutos.
- Abra a massa: Retire a massa do refrigerador e deixe a descansar à temperatura ambiente até que fique flexível, em torno de 10 a 20 minutos. Coloque a massa sobre um papel manteiga e abra-a com um rolo. Em seguida coloque a massa sobre a forma de torta previamente untada e modele. Por fim, corte o excesso da massa.
- Asse a massa: A massa será pré-assada pelo método blind baking, ou seja, a base da torta é coberta com papel manteiga e pesos para confeitaria/ pastelaria ou grãos, usualmente feijões ou arroz, para conservar a forma durante o cozimento.
Coloque a base da torta no forno previamente aquecido, numa temperatura de 180°C. Asse por 25 minutos e retire os pesos da torta. Continue assando até que a massa esteja cozida e com a coloração dourada pálida. Deixe esfriar numa grade enquanto prepara o recheio.
Prepare o recheio: Numa tigela grande, misture o purê de abóbora, a canela, o gengibre, a noz-moscada e a baunilha. Em seguida, adicione os ovos e bata com um fouet até incorporar. Por fim, adicione o creme de leite e misture até formar uma mistura homogênea.
Asse a torta: Asse até que o centro do recheio esteja ligeiramente firme, em torno de 40 minutos. Algumas pequenas rachaduras podem aparecer perto da crosta.Arrefeça a torta numa grade até a temperatura ambiente, cerca de 2 horas. Cubra e leve à geladeira até que esteja pronto para servir. A torta de abóbora é geralmente servida com chantilly.