Qual a importância da formação do professor de inglês no aprendizado do aluno?
Já afirmava Jean Piaget, que o principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.
Partindo dessa premissa, podemos pensar que os requisitos mais importantes para o aprendizado dos alunos é a detenção do conhecimento, prática e didática do professor. Esses requisitos representam um papel estratégico na qualidade da educação.
O curso de Letras e de Tradução no currículo de um professor de inglês, por exemplo, é certamente um diferencial dentro da sala de aula. Dominar as quatro habilidades linguísticas como ler, escrever, ouvir e falar coroam o perfil do educador de inglês.
Além disso, obter certificações, que validem o nível de inglês, do profissional, tal como: TOEFL, IELTS e Cambridge, reconhecidos internacionalmente, dão um destaque competitivo muito interessante para aquele que deseja trabalhar como docente do idioma.
Assim, podemos entender que um teacher com prática e bagagem curricular recomendadas, possui ferramentas essenciais para planejar aulas e realizá las de forma que façam sentido e que dialoguem com o cotidiano do aluno.
O professor com formação adequada e atualizada faz da didática uma reflexão sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem, buscando, constantemente, alternativas para que a prática pedagógica do ensino da língua inglesa ocorra despertando interesse e motivação no aprendiz.
O instrutor que detém tais características e acredita no desenvolvimento continuado, que entende que aprender deve ser uma constante, e que reconhece que as inovações no processo de ensino aprendizagem não cessam, possui todas as ferramentas para um trabalho bem-sucedido.
A Achieve Zona Sul, conta com uma equipe de professores excepcional porque eles sabem o que fazer e como fazer! E, além de tudo isso, têm amor por ensinar!! Precisa dizer mais? Venha nos conhecer!
Por Christiane Madeira,
Aluna e Consultora Comercial da Achieve Zona Sul
Fontes:
1) Entrevista com Cláudia Costin, diretora do Centro de Pesquisa em Políticas Educacionais
2) Editoraopet/opetsefemozartnevesramos
3) Programas de especialização, Escola de formação Paulo Freire (RJ).